7 curiosidades sobre energia solar que você precisa conhecer!

A energia solar √© a fonte de energia sustent√°vel que mais tem crescido no Brasil e no mundo nos √ļltimos anos, o que se deve principalmente √† potencialidade que o pa√≠s oferece para a produ√ß√£o desse tipo de energia verde, aliado √† efic√°cia cada vez maior da tecnologia. Mas voc√™ sabe quais s√£o as principais curiosidades sobre energia solar?

Para esclarecer essas informa√ß√Ķes sobre a energia solar, fizemos este texto especialmente para voc√™. Iniciaremos abordando a import√Ęncia de conhecer essas informa√ß√Ķes. Posteriormente, apresentaremos as 7 principais curiosidades sobre o tema. Confira tudo sobre o assunto!

Saiba por que é preciso se informar sobre a energia solar

Embora seja uma fonte de energia verde promissora ‚ÄĒ ao lado de outros exemplos, como a e√≥lica ‚ÄĒ, a energia solar sofre ainda com muito desconhecimento por parte das pessoas.

Ainda que seja uma energia ligada ao desenvolvimento sustent√°vel, muitos a enxergam como uma tecnologia exclusiva dos ricos ‚ÄĒ ou mesmo futurista e invi√°vel para os tempos atuais. Entretanto, nada poderia estar mais fora da realidade.

Veja abaixo os principais mitos e verdades sobre essa fonte de geração de energia.

Confira agora as 7 principais curiosidades sobre energia solar

1. Geração de energia no período noturno

O principal ‚Äėcombust√≠vel‚Äô para a gera√ß√£o desse tipo de energia √© a radia√ß√£o solar. Logo, a produ√ß√£o em per√≠odos noturnos n√£o pode ser feita. Entretanto, isso n√£o significa que voc√™ precisa ficar no escuro, pois a maioria dos sistemas de energia solar instalados no Brasil s√£o mistos, ou seja, mesclam a produ√ß√£o de energia solar pr√≥pria com a capta√ß√£o de energia da rede de transmiss√£o da regi√£o.

Outra opção ainda pouco utilizada é o armazenamento do excedente em baterias, que é uma excelente alternativa para locais isolados, como fazendas e sítios. Com isso, esses locais isolados passam a ter maior autonomia, tornando-se independentes da rede de distribuição de energia da região.

2. Geração de energia em dias nublados

Ainda que não seja possível gerar energia durante o período noturno, os dias nublados não são um problema, embora essa conclusão pareça contraintuitiva. Isso ocorre principalmente devido à alta tecnologia dos painéis solares na atualidade, que são capazes de captar energia solar mesmo em períodos em que a radiação se encontra difusa, como é o caso dos dias nublados.

Vale ressaltar que, apesar de ser poss√≠vel produzir energia nesses dias, os n√≠veis de Watts gerados s√£o menores. Para acompanhar essa din√Ęmica, recomenda-se a utiliza√ß√£o de um software que analisa a produ√ß√£o di√°ria do seu sistema.

3. Taxa de emiss√£o de poluentes negativa

A quest√£o da sustentabilidade est√° cada vez mais em voga. Isso se deve ao fato de a capacidade de carga dos recursos naturais estar quase no limite, o que refor√ßa a necessidade de diminuir seu consumo ‚ÄĒ incluindo os combust√≠veis f√≥sseis, utilizados para produzir boa parte da energia que consumimos.

Além disso, esses mesmos combustíveis fósseis são responsáveis por grande parte da poluição existente no mundo atual. A energia solar, ao contrário, não gera poluentes na transformação da radiação em energia elétrica, o que a torna bastante atrativa para quem deseja ajudar o meio-ambiente, além de, evidentemente, economizar na conta de energia e ter mais autonomia no seu negócio ou residência.

4. Utilização pela NASA

J√° imaginou o qu√£o complexo deve ser abastecer de energia as esta√ß√Ķes espaciais que orbitam a Terra? A solu√ß√£o mais usada, desde a d√©cada de 1960, tem sido a inser√ß√£o de pain√©is solares nas miss√Ķes espaciais. Inicialmente, ela era usada para abastecer o r√°dio, gerando quantidades min√ļsculas de energia.

Al√©m disso, naquele momento, a energia era muito cara e apenas grandes miss√Ķes e empresas, como a NASA, tinham possibilidade de utiliz√°-la. Atualmente, a energia est√° mais barata e eficiente e consegue abastecer bem mais que o r√°dio nas miss√Ķes espaciais. Sua melhora possibilitou longas jornadas e o amplo crescimento da explora√ß√£o do espa√ßo pelo ser humano.

5. Preço da energia solar

Devido ao passado, quando a energia solar s√≥ podia ser utilizada por grandes empreendimentos e corpora√ß√Ķes, como a NASA, criou-se uma imagem de que ela custa muito caro para ser implantada, o que n√£o √© mais verdade.

√Č verdade que a energia solar necessita de um investimento inicial, mas ele √© totalmente vi√°vel, pois a economia gerada acaba por faz√™-lo retornar em um per√≠odo relativamente curto. Al√©m disso, h√° v√°rias linhas de financiamento que tratam exclusivamente da implanta√ß√£o do sistema solar, bancando equipamentos e servi√ßos para efetiv√°-lo.

6. Aquecimento solar x energia solar fotovoltaica

Há duas formas de aproveitar a energia solar: aquecimento solar e energia solar fotovoltaica. A primeira consiste basicamente no aquecimento da água para utilizar no banheiro, especialmente no chuveiro, que pode corresponder a até 25% do consumo de energia elétrica de uma casa, evitando que ele seja ligado.

J√° o segundo modelo √© mais completo, pois √© capaz de abastecer todos os equipamentos que necessitam de energia el√©trica em uma casa, como chuveiro, l√Ęmpadas, ar condicionado e micro-ondas. Utiliza, para tal, os pain√©is e inversores solares, transformando a energia captada pr√≥pria para o uso.

7. Créditos de energia solar

Mas como a energia solar é capaz de fazer com que você economize na conta de energia? A resposta está nos créditos de energia solar. Funciona da seguinte forma: o excedente produzido pelo sistema de energia solar fotovoltaico é enviado para a distribuidora, que utiliza esse crédito para abater da conta de energia do imóvel em até 60 meses.

H√° v√°rias curiosidades sobre energia solar que s√£o interessantes para voc√™ conhecer. Apresentamos as principais, mas √© importante que voc√™ continue lendo sobre essa importante fonte de energia, que um dia pode ser instalada na sua resid√™ncia, com√©rcio, ind√ļstria ou escrit√≥rio!

Agora que voc√™ conhece as principais curiosidades sobre energia solar, siga-nos em nossas redes sociais e receba mais conte√ļdos como este em sua timeline. Estamos no Facebook, YouTube e Instagram!