8 mitos sobre energia solar que você precisa conhecer

Embora esteja em franco desenvolvimento, com painéis cada vez mais potentes e modernos, o crescimento do mercado de energia solar ainda é prejudicado por conta de alguns mitos sobre energia solar que perduravam no imaginário popular. Mas, afinal, você sabe quais são esses mitos e qual o grau de veracidade de cada um deles?

Com o intuito de esclarecer essa quest√£o, tirar d√ļvidas e expor algumas curiosidade sobre o tema, preparamos este texto especialmente para voc√™. Destrincharemos ao longo do artigo os 8 principais mitos sobre a energia solar, explicando cada um deles de forma detalhada. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

1. Não é possível gerar energia em dias nublados

Um dos principais mitos se dá quando se afirma que é impossível a geração de energia solar em dias nublados. Nada poderia estar mais longe da realidade. Atualmente, devido ao desenvolvimento tecnológico e melhora dos painéis solares, a produção também ocorre durante os dias nublados, ainda que de maneira mais reduzida.

Para acompanhar o nível de produção de energia ao longo do dia e diferenciar a eficiência da produção em dias de sol afinco e em dias nublados, a maioria das empresas disponibilizam Apps para os clientes poderem medir a produção em ambos os casos.

2. O sistema apresenta manutenção cara

Quando se fala em energia solar, constantemente ouvimos sobre o alto preço de manutenção. Entretanto, essa ideia se dá devido a uma visão equivocada sobre a manutenção de um painel solar.

A manutenção do sistema solar, além de barata, é bastante simples de ser feita, não sendo necessário a contratação de mão de obra muito especializada. Basta que se aplique água nos painéis solares para remover folhas e poeira.

3. Lugares mais quentes geram mais energia

√Č comum algumas pessoas terem a ideia intuitiva, por√©m equivocada, de que os locais mais quentes s√£o aqueles que, necessariamente, geram mais energia. Entretanto, apesar de ter certa liga√ß√£o, essa informa√ß√£o n√£o √© completamente verdade. Em geral, os pain√©is s√£o mais eficientes em locais com maior insola√ß√£o solar, que costumam ser de fato mais quentes.

Entretanto, devido a condi√ß√Ķes de maritimidade¬†e umidade do ar, regi√Ķes com menos insola√ß√£o podem apresentar temperaturas mais altas, o que n√£o implica que a produ√ß√£o de energia solar ser√° maior. De certa forma, o calor em excesso √© at√© prejudicial para a produ√ß√£o de energia, pois o superaquecimento dos pain√©is solares abala a efici√™ncia da produ√ß√£o de energia, o que explica o espa√ßo necess√°rio entre o telhado e o painel, a fim de que o ar circule e esfrie o equipamento.

4. √Č necess√°rio utilizar baterias

Há dois modelos de sistema de energia solar fotovoltaica: off-grid e on-grid. O primeiro, em que a energia produzida fica armazenada em baterias, é muito mais raro e utilizado apenas em poucos casos de locais isolados, pois as baterias ainda possuem um custo elevado.

Já o segundo modelo, o on-grid, é muito mais comum. Nele não é necessário a utilização de bateria, pois o sistema fica conectado à rede de energia da região. O excedente é enviado para a rede e produz créditos de energia solar, que podem ser utilizados para abater a conta de luz em um prazo de até 60 meses.

5. O sistema continua gerando energia mesmo durante blackouts

Para o sistema off-grid, que funciona com bateria, essa sentença é verdadeira. Entretanto, esse sistema é mais caro e não compensa ser instalado na maioria das vezes. O sistema on-grid, mais comum, é conectado à rede de energia convencional e, por conta disso, deixa de funcionar durante o período do blackout, retornando até 30 minutos após o restabelecimento da energia.

6. A energia solar não é segura

Esse mito, também amplamente divulgado, é um dos mais simples de ser explicado. A energia solar funciona como qualquer outra. Dessa forma, apresenta segurança e riscos semelhantes. Para que tudo seja feito de forma tranquila, é necessário tomar as mesmas medidas de precaução que se adotam para a energia convencional.

Do ponto de vista econ√īmico, podemos afirmar que a energia solar √© bastante segura, pois h√° uma durabilidade de 25 anos do sistema.

7. A instalação do sistema de energia solar é demorada e complicada

Essa afirma√ß√£o era verdadeira na d√©cada de 1990 e in√≠cio dos anos 2000, pois o Brasil ainda apresentava poucos profissionais capacitados para fazer a instala√ß√£o de tal sistema. Entretanto, a√ß√Ķes do mercado e das institui√ß√Ķes de ensino, sejam ela de car√°ter universit√°rio ou t√©cnico, ajudaram a vencer a lacuna. Dependendo do tamanho do sistema, a instala√ß√£o pode ser conclu√≠da em apenas 1 dia.

8. Painéis solares danificam o telhado

Os pain√©is solares podem danificar o telhado, mas somente se houver algum erro durante a instala√ß√£o ou as telhas estiverem soltas ou muito velhas. Em geral, o material √© bem leve e f√°cil de ser aplicado sobre qualquer tipo de superf√≠cie, o que n√£o demanda maiores preocupa√ß√Ķes sobre a instala√ß√£o do mesmo.

Agora que você já sabe sobre os principais mitos sobre energia solar, que tal considerar investigar mais sobre essa fonte de energia alternativa para a sua casa ou empresa? Sabia que ela contribui até mesmo para abater o IPTU? Não perca mais tempo!

Gostou deste artigo que preparamos sobre os mitos a respeito da energia solar? Então, aproveite para conhecer um pouco mais sobre a história da energia solar!