As vantagens da instalação de um sistema fotovoltaico durante a construção

Em um mundo com cada vez maiores incertezas a respeito das condi√ß√Ķes energ√©ticas, as fontes de energias alternativas, tamb√©m conhecidas como energias verdes, se tornam cada vez mais necess√°rias. Uma das formas de alcan√ßar essas fontes √© por meio da energia solar, com a instala√ß√£o de um sistema fotovoltaico.

Devido ao fato desta tecnologia ter se popularizado recentemente, √© comum que ela seja inserida principalmente em resid√™ncias prontas. Entretanto, n√£o √© preciso esperar a obra da sua casa finalizar para voc√™ come√ßar a procurar um sistema solar fotovoltaico. √Č muito mais vantajoso pensar tudo de forma conjunta no contexto da obra.

Dessa forma, este breve artigo tem como objetivo detalhar os benef√≠cios de fazer a instala√ß√£o de sistema fotovoltaico juntamente a constru√ß√£o da edifica√ß√£o e tirar algumas d√ļvidas e curiosidades sobre a energia solar. Confira!

Saiba por que fazer um projeto de energia solar durante a construção auxilia no planejamento, economia e previsibilidade da obra

O planejamento √© a chave para o sucesso da maioria das a√ß√Ķes produzidas pelo homem. O planejamento e desenvolvimento de um m√©todo foi respons√°vel, por exemplo, pela melhora na constru√ß√£o civil. Antigamente, o conhecimento para efetuar essas a√ß√Ķes se dava de forma emp√≠rica, o que ocasionava em muitos erros.

Com o passar dos anos e desenvolvimento da engenharia, a coisa deixou de ser feita ‚Äėnas coxas‚Äô e passou a ser realizada seguindo um planejamento e projeto, o que auxiliou na diminui√ß√£o dos erros de obras, reajustes e ajudou a reduzir tempo de constru√ß√£o e de recursos.

Entretanto, apesar de ter isso como fato na hist√≥ria da constru√ß√£o, muitas pessoas desconhecem a possibilidade de instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em sua nova propriedade e acabam buscando pela solu√ß√£o ap√≥s a finaliza√ß√£o da obra. √Č muito mais f√°cil enxergar este sistema como parte da constru√ß√£o e voc√™ vai entender o porqu√™ nessa mat√©ria.

Conheça os principais cuidados para adequar a obra à implementação do sistema fotovoltaico

Agora falaremos sobre os principais cuidados que devem ser tomados para adequar a obra à implementação do sistema fotovoltaico. Veja abaixo!

Converse com o seu arquiteto e engenheiro

√Č fundamental que voc√™ mantenha um di√°logo com seu arquiteto e engenheiro para que o projeto da resid√™ncia seja feito de forma a produzir um telhado com espa√ßo suficiente para a aloca√ß√£o dos pain√©is solares, evitando tamb√©m sombreamento, e dispondo as faces voltadas para o norte de forma preferencial, pois dessa forma elas receber√£o mais radia√ß√£o solar.

Vale ressaltar que esse projeto deve ser desenvolvido por profissionais do ramo, como arquitetos e engenheiros.

Defina o local do inversor

√Č muito importante que o propriet√°rio da resid√™ncia defina a parede em que deve ficar localizado o inversor. √Č importante ressaltar que ele deve ser colocado em um abrigo, de forma a ficar protegido contra a incid√™ncia solar direta ou chuva, sendo vedada a sua instala√ß√£o em locais de dif√≠cil acesso.

Confira as vantagens de ter um sistema fotovoltaico em casa

Agora que você conheceu os cuidados necessários para instalar um sistema fotovoltaico em casa, falaremos sobre os principais benefícios que a instalação do sistema solar proporciona para a sua residência ou empresa.

Sustentabilidade

Nos tempos atuais, a sustentabilidade tem se tornado um termo cada vez mais necessário. Isso porque a capacidade de recarga da maioria dos recursos naturais está no limite, e fontes de energias tradicionais, como o petróleo e o carvão mineral, além de esgotáveis, são extremamente poluentes.

Dessa forma, pensar em solu√ß√Ķes de fonte de energia alternativa √© uma solu√ß√£o para amenizar os problemas ambientais causados por fontes poluidoras.

Economia de energia

Entretanto, nem s√≥ de boas inten√ß√Ķes para com o meio ambiente se faz a energia solar. Vale ressaltar tamb√©m que ela √© respons√°vel por uma grande economia, que pode variar de acordo com as condicionantes do projeto, mas, segundo empresas do ramo, como a Envo, pode chegar at√© 95% de economia na conta de luz.

Dessa forma, a energia solar é uma alternativa para empresas e residências, pois a utilização dessa fonte de energia é capaz de reduzir a conta de forma muito significativa.

Valorização do imóvel

A adoção de um sistema fotovoltaico pode valorizar em até 30% um imóvel. De acordo com um estudo realizado pelo Lawrence Berkeley Laboratory, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, compradores estão dispostos a pagar mais por casas que tenham um sistema fotovoltaico instalado, e a valorização desses imóveis pode chegar a US$ 15 mil (quase R$ 60 mil).

Redução de impostos municipais, como o IPTU

Algumas prefeituras bonificam os empreendimentos que adotam energia solar concedendo um desconto no IPTU. Vale ressaltar que essa proposta, legitimada pelo IPTU verde, deve ser acompanhada de outras medidas sustent√°veis para validar o desconto.

Sendo assim, a instalação de sistema fotovoltaico deve ser encarada não como um mero gasto, mas como um investimento para o imóvel, pois o valoriza e possibilita grandes economias na conta de energia. Para potencializar esses atributos, é necessário que ele seja pensado de forma conjunta à construção da obra.

Gostou deste artigo que preparamos para você sobre as vantagens de construir um imóvel com a instalação de um sistema fotovoltaico? Então, aproveita para saber mais sobre os descontos no IPTU que a energia solar pode gerar para a sua residência ou negócio!