Constru√ß√Ķes sustent√°veis: conhe√ßa as principais tend√™ncias

As constru√ß√Ķes sustent√°veis recebem essa nomenclatura pois s√£o edifica√ß√Ķes e projetos com consci√™ncia ambiental, buscando sempre uma harmonia entre a arquitetura e o meio ambiente. Para a constru√ß√£o de im√≥veis sustent√°veis, s√£o utilizadas metodologias que buscam aproveitar, da melhor maneira poss√≠vel, os recursos naturais e amenizar os impactos.

O setor de constru√ß√£o civil est√° em constante desenvolvimento de novos materiais, tecnologias e formas de construir que n√£o agridam a natureza. Veja, a seguir, o que s√£o as constru√ß√Ķes sustent√°veis e as maiores tend√™ncias para esse mercado.

Constru√ß√Ķes sustent√°veis

A construção sustentável se inicia na fase do planejamento e vai até a escolha dos materiais e a fase de pós-construção. Inclui-se a gestão dos resíduos gerados durante a fase de obras e, depois, pelos moradores do imóvel. Todos os aspectos são cuidados e pensados para interagirem entre si.

A busca pelo equil√≠brio entre o setor de constru√ß√£o civil e a natureza vai junto aos princ√≠pios da sustentabilidade, um conjunto de a√ß√Ķes e mentalidades cada vez mais presentes na sociedade. √Č preciso unir qualidade de vida √† necessidade de deixar recursos para as gera√ß√Ķes futuras.

O principal desafio para o setor é encontrar o equilíbrio entre o crescimento desenfreado da população. As cidades brasileiras crescem sem planejamento, ou seja, os objetivos de sustentabilidade não são alcançados.

Constru√ß√Ķes sustent√°veis x constru√ß√Ķes tradicionais

As constru√ß√Ķes sustent√°veis buscam diminuir o impacto ambiental utilizando tecnologias e t√©cnicas modernas e ecol√≥gicas, como a instala√ß√£o de pain√©is solares fotovoltaicos para aproveitar a luz solar.

J√° as constru√ß√Ķes tradicionais s√£o feitas com os materiais dispon√≠veis no mercado ‚ÄĒ geralmente, o que mais influencia na escolha √© o pre√ßo. Durante a fase da constru√ß√£o, n√£o se pensa em economia de energia e aproveitamento de √°gua ou da luz solar.

Em curto prazo, o investimento em uma constru√ß√£o tradicional √© menor, entretanto, o gasto em uma constru√ß√£o sustent√°vel se paga ao longo dos anos devido √† economia de recursos que uma constru√ß√£o desse tipo prop√Ķe.

Principais vantagens

Baixo custo em longo prazo

O investimento inicial em uma construção sustentável pode ser mais alto que em uma construção tradicional. Entretanto, ao longo do tempo, esse valor vai diminuindo por conta das tecnologias investidas que reduzem os custos com energia elétrica. O gasto com manutenção também tende a diminuir, já que são utilizados materiais de qualidade e resistentes.

Economia de recursos naturais

As constru√ß√Ķes sustent√°veis tendem a utilizar menor quantidade de recursos naturais. Como os materiais utilizados seguem o mesmo conceito, a redu√ß√£o √© ainda maior. A utiliza√ß√£o otimizada da luz solar no interior do ambiente e a ventila√ß√£o natural s√£o os melhores exemplos de como reduzir os gastos do dia a dia de um im√≥vel.

Preservação do meio ambiente

Todas as medidas tomadas no projeto de constru√ß√£o sustent√°vel ajudam a preservar o meio ambiente. S√£o exemplos de medidas a redu√ß√£o do consumo de √°gua, o uso de materiais fabricados seguindo os padr√Ķes sustent√°veis, a utiliza√ß√£o de energia solar, entre outras.

Tend√™ncias do setor de constru√ß√Ķes sustent√°veis

Retrofit de constru√ß√Ķes antigas

Retrofit √© um termo utilizado para descrever o processo de moderniza√ß√£o de uma constru√ß√£o antiga considerada fora dos padr√Ķes atuais. A tend√™ncia visa reformar os locais para que eles atendam √†s exig√™ncias das normas vigentes, por√©m, sem tirar a identidade das constru√ß√Ķes.

As obras tendem a ser mais r√°pidas e a custo baixo, visto que n√£o √© preciso come√ß√°-las do zero. Dessa forma, as constru√ß√Ķes antigas s√£o reaproveitadas para usos totalmente diferentes daquele planejado inicialmente.

Valorização da luz natural

As constru√ß√Ķes sustent√°veis buscam sempre valorizar a luz natural no im√≥vel. Essa pr√°tica √© uma das mais simples para economizar energia el√©trica. Al√©m da ilumina√ß√£o, a ventila√ß√£o tamb√©m ajuda na economia quando proporciona locais arejados.

Principalmente em países tropicais, como o Brasil, essas características devem ser consideradas na hora de desenvolver uma construção sustentável. A economia de recursos também faz parte da sustentabilidade.

Materiais de construção ecológicos

Os materiais utilizados na construção civil estão em constante evolução. Para evitar danos ao meio ambiente, novos materiais são criados com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados por eles, mantendo a qualidade exigida.

Uma das tend√™ncias de constru√ß√Ķes sustent√°veis √© utilizar materiais desenvolvidos com responsabilidade ambiental. Esses itens podem ser os aditivos de concreto, a madeira de demoli√ß√£o, os biomateriais, entre outros.

Aproveitamento de √°gua da chuva

O aproveitamento de √°gua da chuva √© um sistema bem conhecido e utilizado em resid√™ncias, principalmente nas regi√Ķes de seca. O sistema de capta√ß√£o de √°gua da chuva consiste em armazenar a √°gua proveniente das chuvas para, ent√£o, utiliz√°-la para lavar o quintal, nas descargas, na irriga√ß√£o de jardins e em outros usos que n√£o exijam √°gua pot√°vel.

Um dos princ√≠pios a serem seguidos pelas constru√ß√Ķes sustent√°veis √© gerar o menor impacto poss√≠vel ao meio ambiente. Sendo assim, a economia de √°gua √© uma alternativa muito bem-aceita e que tamb√©m valoriza o im√≥vel.

Coberturas e paredes verdes

Os jardins podem ser utilizados em paredes ou telhados para aumentar o conforto t√©rmico e ac√ļstico de uma constru√ß√£o. Al√©m das vantagens para o im√≥vel, a √°rea verde ajuda a melhorar a qualidade do ar nas cidades.

Além dos benefícios citados, as paredes verdes proporcionam um diferencial na beleza do prédio. A instalação pode ser realizada em um sistema conjunto com outra tendência, que é o aproveitamento da água pluvial. As plantas ajudam a filtrar a água da chuva e deixam o processo mais eficiente.

Sistemas de energia solar

O sistema de energia solar utiliza a luz do Sol, que √© uma fonte inesgot√°vel de energia. A demanda pela instala√ß√£o de sistemas de energia solar vem crescendo no Brasil nos √ļltimos anos j√° que o Brasil √© um pa√≠s com alta incid√™ncia solar.

Os pain√©is solares fazem parte de um consumo sustent√°vel e consciente. Outros tipos de energia causam impactos ambientais, como por exemplo, o desmatamento de √°reas verdes na constru√ß√£o de barragens. Al√©m da energia solar n√£o causar esse tipo de dano ao meio ambiente, a economia na conta de luz pode chegar a 95%, se mostrando tamb√©m uma vantagem econ√īmica.

Assim, podemos ver que existem diversas maneiras de tornar as constru√ß√Ķes sustent√°veis utilizando os recursos da natureza, minimizando os impactos ao meio ambiente, melhorando os processos e tornando-se parte do ambiente de forma saud√°vel e respons√°vel.

Uma das formas de tornar a sua constru√ß√£o sustent√°vel, como dito, √© fazendo a instala√ß√£o de pain√©is fotovoltaicos para aproveitar a luz solar para gerar sua pr√≥pria energia el√©trica. Para saber mais sobre os sistemas de energia solar, baixe nosso e-book e tire suas d√ļvidas!