Energia solar em condomínios residenciais: confira quais são as vantagens

O mercado de energia solar é um dos que mais crescem no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), estima-se que o crescimento da sua capacidade em 2018 tenha sido de 115%. Por ser repleta de vantagens, recorrer à energia solar em condomínios residenciais é uma ótima alternativa.

Desde que a empresa certa seja contratada, o projeto entrega todos os benef√≠cios esperados. Mesmo assim, vale entender se essa decis√£o √© conveniente para o seu local e se √© capaz de imprimir as mudan√ßas desejadas. A seguir, veja quais s√£o as vantagens de adotar a energia solar em condom√≠nios residenciais e tire as suas d√ļvidas!

Como funciona um sistema do tipo?

Embora seja em um local compartilhado por várias pessoas, o funcionamento desse tipo de sistema em um condomínio é igual a qualquer outro lugar. Há uma avaliação por parte dos engenheiros responsáveis e, então, é selecionado o local com maior incidência solar.

Nessa área, são instaladas as placas fotovoltaicas, que são responsáveis pela captação dos raios solares. O inversor faz o papel de transformar a energia elétrica continua em alternada.

Em um condomínio residencial, o processo acontece de duas maneiras. O primeiro é o mais frequente e inclui a instalação para uso individual em cada residência, mas também dá para realizar a instalação em um ponto comum, que servirá para a utilização do condomínio por completo.

Quando ele pode ser instalado?

O uso da energia solar em condom√≠nios residenciais √© poss√≠vel quando existe viabilidade f√≠sica e econ√īmica para tal. Se for vi√°vel adquirir a solu√ß√£o e se existir um espa√ßo adequado para os equipamentos, a etapa transcorre sem nenhum problema.

Se a decis√£o for instalar em uma s√≥ resid√™ncia, mesmo que ela esteja constru√≠da e finalizada, √© poss√≠vel realizar o processo. Para o condom√≠nio, h√° diversas a√ß√Ķes que geram os benef√≠cios esperados. Ent√£o, a partir da vontade manifestada e da aprova√ß√£o dos respons√°veis t√©cnicos, pode-se recorrer a essa solu√ß√£o.

Quais são as vantagens da energia solar em condomínios residenciais?

Quando aplicada em ambientes como esse, tal energia oferece aspectos positivos que justificam e estimulam o investimento. Ao ponderar os benefícios, é mais fácil tomar uma decisão. Na sequência, descubra quais são os pontos benéficos dessa solução.

Diminuição dos custos

Ao instalar um sistema de energia solar, o condomínio poderá diminuir a conta de luz de forma significativa. Com o direcionamento para a rede elétrica, há um desconto nos custos do fornecimento de energia elétrica. Com a instalação do sistema e seu aproveitamento nas áreas comuns, haverá a boa oportunidade para abater a conta de luz do condomínio.

Dependendo da capacidade e do n√≠vel de consumo, o valor do sistema instalado √© maior, o que gera um gasto negativo. Na pr√°tica, esse √© um jeito importante de diminuir os custos para o condom√≠nio ‚ÄĒ com o sistema de compensa√ß√£o de energia el√©trica.

Essa estratégia vai armazenar a sobra de energia que foi gerada nos painéis fotovoltaicos. A energia remanescente é inserida na rede distribuidora e regressa para o condomínio sob forma de crédito de energia em kW/h. O crédito poderá ser abatido no valor das faturas nos meses posteriores, válido por 60 meses, segundo as regras atuais.

Alto retorno de investimento

Como existe uma redução nos gastos, a instalação se paga de forma constante. Desde o primeiro dia de uso, já começa a haver uma economia. Nesse sentido, o tempo de retorno do investimento (ou payback) é favorecido.

Em alguns meses, o investimento se paga de forma completa. A partir desse per√≠odo, tudo o que √© economizado pode ser contabilizado como uma esp√©cie de lucro ou como al√≠vio do or√ßamento. Portanto, trata-se de uma alternativa muito rent√°vel e que oferece benef√≠cios em longo prazo ‚ÄĒ de 20 a 30 anos, em m√©dia.

Valorização do espaço

O retorno do investimento não acontece apenas na conta de luz, mas também em relação ao imóvel. Basicamente, com a energia solar em condomínios, é possível tornar o ambiente muito mais valorizado e com um diferencial quanto aos demais.

Isso significa uma redu√ß√£o dos custos com impostos, algo que pode ser aproveitado em alguns munic√≠pios, como o IPTU (embora seja v√°lido alertar que seja algo que s√≥ acontece e pode ser aproveitado em alguns munic√≠pios) al√©m de uma maior potencial de venda ou de aluguel dos im√≥veis. √Č, portanto, um jeito de agregar valor ao local e melhorar o seu desempenho geral.

Aumento da sustentabilidade

A energia solar √© totalmente limpa, n√£o emite gases poluentes e nem consome recursos naturais. Ao adot√°-la, portanto, o condom√≠nio assume uma posi√ß√£o muito mais sustent√°vel. Trata-se de uma forma de reduzir os impactos no meio ambiente, melhorar a consci√™ncia coletiva sobre a quest√£o e recorrer a fontes renov√°veis adequadas. Assim, √© poss√≠vel ter uma postura verde e alinhada ao cuidado com as gera√ß√Ķes futuras.

Quando vale a pena fazer esse investimento?

Por causa de tantos benefícios, só não é interessante realizar o investimento quando o local não é ideal para esse tipo de instalação. Em outras palavras, sem o nível de incidência solar exigido, o retorno pode demorar bastante, o que desestimula recorrer a essa alternativa.

Em todos os outros casos, é uma ótima opção para pagar menos e ainda cuidar da sustentabilidade do condomínio. No entanto, é fundamental fazer uma boa escolha quanto à empresa responsável. Entenda isso melhor a seguir.

Como executar a instalação?

Para que tudo funcione exatamente conforme o esperado, a energia solar em condom√≠nios residenciais exige uma instala√ß√£o profissional. √Č preciso contar com materiais de qualidade e an√°lises t√©cnicas relevantes para aproveitar todo o potencial do sistema.

Investir em energia solar em condom√≠nios residenciais √© uma √≥tima alternativa por causa de suas in√ļmeras vantagens, como a redu√ß√£o de custos e garantia de sustentabilidade. Dessa forma, o espa√ßo √© o principal favorecido por essa escolha.

Para que todos esses benefícios sejam explorados, é fundamental contar com o apoio técnico necessário. Por isso, entre em contato com a Envo e veja como podemos ajudar!