Como funciona o monitoramento de energia solar

Com o objetivo de otimizar o aproveitamento da energia produzida, o monitoramento de energia solar √© um processo extremamente importante para o usu√°rio do sistema fotovoltaico. A partir desse monitoramento, √© poss√≠vel ter um controle ativo sobre o sistema, avaliando sua performance em diferentes situa√ß√Ķes e em per√≠odos distintos.

De modo geral, o monitoramento de energia solar oferece uma vis√£o, em tempo real, da performance do sistema, ajudando, por exemplo, a calcular melhor o ROI e a melhorar o dimensionamento do projeto, de forma que ele seja sempre capaz de atender √†s necessidades das instala√ß√Ķes e conciliar produtividade aos custos.

Diante da import√Ęncia do monitoramento de energia solar para a efici√™ncia do sistema fotovoltaico, preparamos este artigo para esclarecer melhor como ele √© feito na pr√°tica e, ainda, para mostrar como a tecnologia pode torn√°-lo ainda mais simples e preciso. Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!

O que é o sistema de monitoramento de energia solar?

De maneira simplificada, o sistema de monitoramento de energia solar pode ser compreendido como um dispositivo controlado por software, o qual √© respons√°vel por monitorar todo o desempenho das instala√ß√Ķes ao longo da sua utiliza√ß√£o. Em outras palavras, o sistema de monitoramento coleta dados de produ√ß√£o de energia, de consumo e de vari√°veis externas e transforma em informa√ß√£o √ļtil para o usu√°rio do sistema.

Vale mencionar que os sistemas de monitoramento operam de maneira distinta, a depender do modelo, do fabricante e do tipo de aplica√ß√£o. No entanto, a maioria deles √© capaz de coletar, processar e exibir dados em tempo real, al√©m de hist√≥ricos, alertas baseados em desempenho, relat√≥rios gr√°ficos e, em certos casos, suporte de uso via web ou aplicativo de celular ‚ÄĒ o que permite uma visibilidade ainda maior sobre a instala√ß√£o fotovoltaica.

Por que monitorar a produção de energia solar?

Quem instala um sistema fotovoltaico certamente está preocupado com a questão da produção de energia em si. Logo, é fundamental que esse sistema apresente a performance estabelecida ainda na fase de projeto. Para isso, no entanto, é preciso monitorar o desempenho do sistema, comparando se a quantidade de energia gerada em determinado período está em conformidade com o que foi estabelecido no projeto.

Por essa razão, o monitoramento de energia é uma das prioridades para integradores, engenheiros, instaladores e, principalmente, para os proprietários.

Como o monitoramento permite o acesso remoto aos dados de funcionamento do sistema, h√° duas principais vantagens:

Como é realizado o monitoramento de produção?

Na prática, o que tem se observado na atualidade é que, à medida que a tecnologia de produção de energia fotovoltaica se aprimora, mais os fabricantes de equipamentos, como os inversores e microinversores, integram recursos adicionais a seus produtos, a exemplo do sistema de monitoramento.

Hoje, equipamentos de boa proced√™ncia e alta tecnologia, geralmente, j√° t√™m sistemas de monitoramento pr√≥prio. No entanto, caso o equipamento n√£o disponha desse recurso, o monitoramento tamb√©m pode ser realizado por meio de um datalogger externo, o qual permite o acesso a diferentes informa√ß√Ķes, seja via interface web, seja via aplicativos.

Como o monitoramento normalmente é conectado à internet, há uma grande flexibilidade de uso, podendo os dados serem acessados em tempo real, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Como escolher o melhor sistema de monitoramento?

Como a maioria dos inversores e microinversores já tem um sistema de monitoramento próprio, essa não é uma decisão usual do cliente. A opção por um sistema terceirizado geralmente se dá devido às seguintes características:

Desse modo, quem busca um sistema fotovoltaico para a sua resid√™ncia ou empresa deve atentar a esses pontos para fazer uma aquisi√ß√£o mais vantajosa. Como se viu, o sistema de monitoramento traz uma s√©rie de vantagens no aproveitamento da energia produzida, logo √© fundamental contar com o apoio de uma empresa s√©ria, qualificada e que oferece equipamentos e solu√ß√Ķes dentro dos padr√Ķes mais inovadores do mercado e capazes de garantir uma m√°xima performance das instala√ß√Ķes.

Como a Envo pode otimizar o monitoramento de energia solar?

Especializada em energia solar, a Envo oferece ao cliente o que há de mais completo e eficiente. Quando o assunto é monitoramento da energia produzida, a empresa disponibiliza ao usuário/instalador uma solução robusta, a qual exibe, de forma organizada e produtiva, os principais dados de uso do sistema fotovoltaico.

Ap√≥s a instala√ß√£o de um sistema de gera√ß√£o de energia fotovoltaica, um dispositivo chamado datalogger coleta todos os dados e estat√≠sticas de uso da instala√ß√£o. Em seguida, esses dados s√£o enviados para o aplicativo da Envo, que se encarrega de sistematizar as informa√ß√Ķes e apresent√°-las ao propriet√°rio do sistema em formato de gr√°ficos, atualizados em tempo real, e que podem ser exibidos de acordo com o per√≠odo desejado.

As vantagens do aplicativo da Envo s√£o diversas. A exemplo, podemos listar:

Além disso, não se pode deixar de mencionar o diferencial que o aplicativo tem ao mostrar o status e o funcionamento do sistema com um diagnóstico preciso e rápido de qualquer inconsistência que possa prejudicar a sua performance.

Gostou de aprender mais sobre o monitoramento de energia solar? Tem interesse em levar os diferenciais da Envo para o seu projeto? Entre em contato conosco hoje mesmo e conhe√ßa as nossas modernas solu√ß√Ķes!