Painel solar: afinal, o que é e do que é composto? Descubra aqui!

A energia solar pode ser usada de formas diferentes: aquecimento de água, geração de energia elétrica, utilização da luz natural para iluminar e aquecer ambientes (conforto térmico) e assim por diante. A energia do sol é, inclusive, uma grande fonte de vitamina D.

Muito se fala hoje na gera√ß√£o de eletricidade a partir da radia√ß√£o solar. √Č uma forma econ√īmica e sustent√°vel de fazer uso da energia el√©trica, reduzindo valores nas contas mensais e evitando agress√Ķes ao meio ambiente.

Neste post, falaremos de um equipamento básico para gerar energia elétrica a partir do sol: é o painel solar. Veremos os tipos existentes e os materiais de que ele pode ser feito. Confira!

Como funciona um sistema fotovoltaico?

Para explicar o funcionamento de um sistema fotovoltaico vamos dividi-lo em três grupos básicos. Veja individualmente cada um desses conjuntos.

O grupo gerador

√Č o respons√°vel direto pela gera√ß√£o de energia el√©trica. Os pain√©is solares captam a radia√ß√£o do sol e produzem uma corrente el√©trica cont√≠nua. O tamanho e o n√ļmero de pain√©is solares necess√°rio para a produ√ß√£o de energia el√©trica est√£o condicionados ao tamanho do telhado e √† demanda de energia do seu im√≥vel.

A estrutura de suporte sustenta e apoia os painéis, levando em conta o local de instalação, o material das placas e o grau de inclinação mais adequado para captar uma maior radiação solar.

Por meio dos cabos, a energia flui naturalmente, pois eles interligam a totalidade dos componentes do sistema.

O grupo de condicionamento e potência

√Č formado pelos inversores, que equivalem √† intelig√™ncia do sistema de energia solar. S√£o eles que ajustam a tens√£o da corrente el√©trica de acordo com as necessidades do pr√≥prio conjunto.

O grupo de compensação

Garante o fornecimento de energia nos dias em que a irradiação solar é baixa por meio da compensação energética.

A energia solar captada é integrada à rede de energia elétrica comum. O inversor precisa ser instalado entre o gerador da energia e o posto de fornecimento da rede. Todo o lugar que detém o sistema é abastecido pela energia solar.

Todas as vezes em que a energia produzida superar a demanda na edificação, o excesso é devolvido à rede elétrica. No caso contrário, a rede elétrica de distribuição fornece o saldo que falta.

O que é o painel solar?

A definição é simples. O painel solar é um equipamento que tem a capacidade de captar e converter a energia irradiada pelo sol (calorífica) em energia elétrica de corrente contínua (CC ou DC).

Esse processo é feito de forma simples, sem produzir resíduos, sem fazer uso de mecanismos móveis, sem requerer manutenção.

No painel, existem células fotovoltaicas que, quando atingidas pela luz do sol, aumentam a movimentação dos elétrons, gerando energia elétrica.

O painel solar fotovoltaico também é chamado de módulo fotovoltaico.

Quais os tipos b√°sicos?

Há dois tipos básicos de painéis solares:

Os painéis solares monocristalinos

São formados por células de silício monocristalinas. O silício aplicado na produção das células deve apresentar um elevado nível de pureza.

Esse √© um processo delicado para a fabrica√ß√£o de cristais √ļnicos para cada c√©lula, mas esses pain√©is s√£o muito eficientes.

Os painéis solares policristalinos

Apresentam menos eficiência que o primeiro e, como o nome diz, cada célula é formada por muitos cristais, e não somente por um.

A célula apresenta um aspecto de vidro quebrado.

Como funciona o painel solar?

O painel solar contém, ao todo, 36, 60 ou 72 células fotovoltaicas. Essas células de silício passam por uma montagem em série na maior parte das vezes. Isso é feito com a finalidade de somar a tensão de cerca de 0,55 V de cada uma para que se alcance a tensão necessária em uma placa, que, geralmente, é de 18 V, 30 V ou 36 V, de acordo com a necessidade de cada painel.

√Č importante entender que a maioria dos m√≥dulos dispon√≠veis no mercado s√£o montados em s√©rie, para que a soma das tens√Ķes das c√©lulas permita uma tens√£o maior do conjunto. A quantidade de c√©lulas costuma definir a tens√£o de um painel.

A gera√ß√£o de energia el√©trica ocorre mediante o que se chama ‚Äúefeito fotovoltaico‚ÄĚ, quando um f√≥ton (part√≠cula de luz) incide sobre o sil√≠cio de uma c√©lula, favorecendo a diferen√ßa de potencial e produzindo a tens√£o e a consequente gera√ß√£o de corrente el√©trica cont√≠nua.

Por meio do inversor, a corrente contínua é transformada em corrente alternada e já pode ser usada na casa ou na empresa, conectada ao sistema de distribuição convencional.

Agora que você já sabe mais sobre painel solar, poderá adquirir seu sistema de energia solar fotovoltaico com mais confiança.

Gostou do que leu? Aproveite para enriquecer este post com seu coment√°rio!