Países que mais usam energia solar: conheça o top 6!

O uso de energia el√©trica a partir de fontes sustent√°veis vem crescendo no mundo todo. De acordo com a International Energy Agency (IEA), as energias renov√°veis ser√£o respons√°veis por 30% da demanda de energia em 2023 em escala global ‚ÄĒ em 2017, foram respons√°veis por 24% do setor.

Dentro desse contexto, a energia solar recebe cada vez mais investimentos p√ļblicos, fazendo com que o seu valor de mercado diminua e ela seja mais acess√≠vel √† popula√ß√£o. A energia solar √© um neg√≥cio sustent√°vel e cada vez mais financeiramente vi√°vel.

Veja, a seguir, o ranking com os países que mais usam energia solar e algumas curiosidades sobre eles.

Ranking de países que mais usam energia solar

1. China

Segundo o Programa das Na√ß√Ķes Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, em 2016, a China liderava o ranking como o pa√≠s com maior capacidade de produ√ß√£o de energia solar instalada. O total de energia gerada pela China √© de 78.100 MW, valor correspondente a 25,8% da produ√ß√£o global.

A China é um país conhecido pela ampla utilização de carvão mineral na sua matriz energética. Como a queima do carvão produz CO2, o país é um dos principais responsáveis pela poluição atmosférica. Diante da preocupação com o meio ambiente, a matriz energética chinesa investe cada vez mais na energia solar.

2. Jap√£o

O Japão ocupa o segundo lugar do ranking produzindo 42.800 MW, valor correspondente a 14,1% da produção mundial. O país aumentou o investimento em energias limpas após o acidente de Fukushima.

A reorganiza√ß√£o da matriz energ√©tica e a produ√ß√£o de energia solar fotovoltaica foram incentivadas pelo governo, diminuindo o aumento nas contas de energia. Por ser um pa√≠s com dimens√Ķes reduzidas, o Jap√£o precisou inovar na escolha dos locais de instala√ß√£o de m√≥dulos fotovoltaicos. Arrozais, campos de golfe e outros lugares incomuns s√£o utilizados como base para a instala√ß√£o das placas solares.

3. Alemanha

A Alemanha é o terceiro país com maior capacidade de energia solar do mundo, produzindo 41.200 MW, ou seja, 13,6% da produção mundial. Mesmo sendo um país com baixa insolação, compensa instalar as placas solares fotovoltaicas pois elas também geram energia em dias nublados e chuvosos, tornando a sua instalação viável.

A matriz energética alemã é composta basicamente pela energia nuclear e pela queima de carvão. Entretanto, a Alemanha aposta numa transição chamada Energiewende, em que será feita uma transição para abandonar as fontes de energia fósseis e utilizar as energias renováveis. Além do apoio da população, o governo oferece subsídios para a geração de energia limpa.

4. Estados Unidos

Os Estados Unidos são capazes de gerar 40.300 MW de energia solar, sendo responsáveis por 13,3% da geração mundial. O país é um dos que mais vem investindo na instalação de energia solar fotovoltaica.

O investimento realizado em 2015 em fontes renov√°veis foi de 44,1 bilh√Ķes de d√≥lares de acordo com a UNEP. Dentro desse valor, 30 bilh√Ķes foram direcionados para a energia solar. O alto investimento ajuda a movimentar a economia com a cria√ß√£o de novos postos de trabalho.

5. It√°lia

A Itália ocupa o quinto lugar no ranking de países que mais usam energia solar por ter capacidade de 19.330 MW, sendo responsável por 6,4% da produção global. Além do uso de energia solar para abastecimento residencial, a Itália se destaca por oferecer novidades no setor, como o drone que tem autonomia de 12h de voo usando energia solar.

6. Reino Unido

O Reino Unido ocupa o √ļltimo lugar do nosso ranking com capacidade de gerar 11.600 MW, o que corresponde a 3,8% da energia solar gerada no mundo. O Reino Unido foi o primeiro pa√≠s a utilizar o carv√£o para gerar energia. Desde ent√£o, essa foi a forma de gera√ß√£o mais utilizada no pa√≠s.

Entretanto, devido a v√°rios fatores, o pa√≠s busca mudar a sua matriz energ√©tica. Em abril de 2017, ficou, pela primeira vez, sem queimar carv√£o durante o per√≠odo de 24 horas. Essa mudan√ßa deve-se √† busca por outras energias, principalmente as renov√°veis ‚ÄĒ dentre elas, a energia solar.

Países que mais investem em energia solar

Al√©m do ranking dos pa√≠ses que mais usam energia solar, tamb√©m saiu o ranking dos pa√≠ses que mais fizeram investimento nesse recurso. O valor indica a capacidade de gera√ß√£o instalada no √ļltimo ano. Entenda:

Podemos analisar que alguns pa√≠ses que n√£o est√£o no ranking apareceram na lista e a posi√ß√£o entre alguns pa√≠ses tamb√©m mudou. Isso significa que o mercado est√° em grande expans√£o, com na√ß√Ķes em desenvolvimento investindo nessa energia. √Č poss√≠vel que, daqui a alguns anos, o ranking mude ainda mais com a entrada de novos pa√≠ses.

Brasil

A matriz energ√©tica brasileira ainda tem como principal fonte as hidrel√©tricas devido √† grande disponibilidade de recursos h√≠dricos do pa√≠s. Entretanto, diante da diminui√ß√£o das chuvas nos √ļltimos anos, a disponibilidade vem diminuindo. Al√©m da crise h√≠drica, o brasileiro sofre com o aumento das tarifas de energia, que cobram bandeira vermelha devido ao baixo volume pluviom√©trico.

O Brasil tem boa insolação durante quase todo o ano e grandes áreas para instalação de usinas de energia solar. Podemos observar o crescimento de sistemas de energia solar em residências e pequenas empresas com o passar dos anos.

Os investimentos em energia solar vêm crescendo no mundo todo. O ranking dos países que mais usam energia solar comprova que a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior. Muitos países citados no ranking utilizavam formas de geração de energia poluentes e estão alterando a sua matriz energética, com a substituição por fontes de energia renováveis.

Esperava algum país e ele não apareceu? Ficou surpreso com os selecionados? Deixe aqui nos comentários o que você achou!