Posso vender energia solar? Confira agora a resposta!

Diante da elevada demanda pelas solu√ß√Ķes sustent√°veis, as pessoas podem se questionar se √© poss√≠vel vender a energia solar usada em suas casas ou estabelecimentos comerciais.

Ser√° que isso √© legal ou configura uma infra√ß√£o? √Č necess√°rio ficar atento √† legisla√ß√£o para compreender os detalhes sobre o assunto e n√£o cometer nenhum erro grave.

Neste post, vamos falar sobre a possibilidade de vender energia solar. Leia e fique sabendo se esse comércio é permitido ou não!

Entenda a compensação de créditos

Conforme as regras da ANEEL (Ag√™ncia Nacional de Energia El√©trica), foi implementado o sistema de compensa√ß√£o de cr√©ditos (Resolu√ß√£o Normativa n¬ļ 482/2012). De acordo com esse sistema, os brasileiros que produzem sua pr√≥pria energia el√©trica por meio de sistemas fotovoltaicos t√™m o direito de receber de volta o excedente de energia solar que n√£o foi consumido em determinado m√™s.

O excedente vai para a rede de distribuição de energia elétrica convencional, mas se transforma em créditos que servem para diminuir sua conta de luz. Isso porque, em alguns momentos, a edificação pode fazer uso da energia elétrica da rede (por exemplo, em um dia em que não tenha sido possível usar o sistema fotovoltaico devido às chuvas ou durante a noite).

Os créditos gerados são descontados na mesma proporção, ou seja, se 5 watts foram o excedente, será descontado o valor referente a 5 watts na conta de luz. Esses créditos podem ser usados também para abater valores em outras residências com a mesma titularidade e que sejam atendidas pela mesma distribuidora. Assim, se o consumidor tem um filho ou pais morando em uma casa que está em seu nome, os créditos poderão servir para eles também.

O prazo para a compensação de créditos é de até 60 meses, ou seja, 5 anos.O que fica claro é que esse sistema fotovoltaico é exclusivamente para autoconsumo e não é permitido vender energia solar nesse caso.

Quem pode vender energia solar?

Se voc√™ que possui um sistema de energia solar em sua resid√™ncia ou empresa n√£o pode vender a energia excedente, quem ent√£o pode comercializar a energia solar? A venda da energia solar √© permitida por meio das grandes usinas solares. Assim, √© poss√≠vel penetrar no mercado de energia, participando de leil√Ķes organizados pela ANEEL. Neles, contratam-se as propostas de fornecimentos com pre√ßos mais acess√≠veis.

Esses leil√Ķes t√™m a finalidade de suprir eventuais car√™ncias de energia no futuro. √Č por isso que s√£o chamados de Leil√Ķes de Energia de Reserva (LER). As empresas que t√™m suas propostas aceitas contam com um prazo de 2 a 5 anos para a constru√ß√£o e a entrega dos empreendimentos.

Um autoprodutor/gerador de energia el√©trica tamb√©m pode vender energia solar por meio do mercado livre. Nesse mercado, encontram-se consumidores do grupo A, que significa Alta Tens√£o. Eles t√™m contrata√ß√£o superior a 500 Kw (normalmente grandes ind√ļstrias e empresas). Esses consumidores t√™m o direito de contratar energia livremente de fontes geradoras ou de comercializadoras.

Vender n√£o, compartilhar sim

Os consumidores que tiverem CPF ou CNPJ diferentes e forem atendidos pela mesma concessionária/distribuidora podem se associar por meio de uma cooperativa ou consórcio para usufruir dos créditos em locais diferentes daqueles nos quais se localiza a unidade minigeradora ou microgeradora de energia (a usina solar com as placas fotovoltaicas).

Também existe o autoconsumo remoto, nesse caso os consumidores pessoas físicas que possuem residências em seus nomes em lugares diferentes também podem compensar os créditos de energia em qualquer imóvel, desde que os mesmos sejam atendidos pela mesma distribuidora de energia.

Digamos que uma pessoa tem uma casa em Campinas e uma chácara em Americana. Ela pode instalar o sistema fotovoltaico na sua chácara e compensar os créditos de energia elétrica na sua residência em Campinas, por exemplo. Ambas as cidades pertencem à área de distribuição da mesma concessionária, a CPFL Paulista.

Não é permitido vender energia solar, mas você pode aproveitar os créditos para economizar dinheiro e aliviar seu orçamento.

Curtiu o texto que acabou de ler? Aproveite para curtir também a página da Envo no Facebook e saber mais sobre ela!