Você sabe quanto custa um sistema de energia solar?

A energia solar tem se tornado cada vez mais atrativa, vi√°vel e eficiente, fato que levou essa energia a um crescimento de 407% em um ano, impulsionado principalmente por pain√©is solares em resid√™ncias. Entretanto, muitos ainda t√™m d√ļvidas sobre quanto um sistema de energia solar de fato custa.

Com o intuito de esclarecer essa questão para você, preparamos este artigo. Iniciaremos abordando o que é a energia solar e quais são as suas principais vantagens. Posteriormente, você verá como funciona o cálculo do pré-dimensionamento. Em seguida, falaremos sobre quanto custa o sistema de energia solar. Por fim, deixaremos a dica da Envo para realizar o cálculo. Confira!

Conheça mais sobre a energia solar e as suas vantagens

A energia solar, apesar de existir desde o século XIX, só se tornou viável para o uso civil a partir da segunda metade do século XX, quando a tecnologia dos painéis melhorou a ponto de a energia produzida compensar o seu investimento. De lá para cá, a tecnologia só aprimorou e cada vez mais a energia solar tem estado em alta entre as fontes renováveis no Brasil.

Ela √© conhecida dessa forma pois sua fonte de energia √© a radia√ß√£o solar, que √© infinita, considerando que o Sol ainda tem bilh√Ķes de anos de exist√™ncia pela frente, segundo cientistas.

√Č uma energia sustent√°vel tanto pelo fator ecol√≥gico, pois n√£o gera poluentes, quanto pelo fato de n√£o gerar grandes impactos sociais e ambientais, como √© o caso da energia provinda de hidrel√©tricas ‚ÄĒ alternativas renov√°veis, mas n√£o sustent√°veis.

Dessa forma, as principais vantagens que podemos apontar sobre a energia solar s√£o: a sua adaptabilidade para diversas constru√ß√Ķes, podendo ser instalada nos telhados ou at√© mesmo em estacionamentos, e a economia que ela gera na conta de luz por meio dos cr√©ditos de energia.

Também podemos apontar o fator sustentável, que permite que empresas aproveitem o uso do sistema para o marketing verde. Por fim, destacamos a potencialidade que o Brasil tem para este tipo de energia, pois boa parte do seu território recebe grande insolação durante o ano todo, o que aumenta a produção de energia a partir do sistema de energia solar fotovoltaica.

Veja como funciona o c√°lculo de dimensionamento de um sistema solar fotovoltaico

Para instalar o sistema solar fotovoltaico de forma eficiente, você deve levar em consideração a demanda de energia elétrica na residência, empresa ou comércio. Ou seja, a produção de energia solar deve se adequar à necessidade do local.

Dessa forma, o primeiro passo é estabelecer uma média de consumo mensal de energia. Para fazer isso, você pode observar a conta de luz do seu estabelecimento ou residência. Caso o imóvel ainda não esteja ocupado ou esteja sendo feito um projeto de expansão, a recomendação é de que o consumo seja estimado a partir do consumo médio dos equipamentos a serem inseridos no ambiente.

A partir disso, três fatores devem ser levados em consideração ao dimensionar o tamanho do sistema solar fotovoltaico: perfil de consumo, superfície de instalação e potência a ser instalada.

1. Perfil de Consumo de Energia

A instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico serve para atender à demanda de energia que uma residência, empresa, escritório ou comércio tem, sendo utilizada para abastecê-lo ou para abater da conta de energia do local.

Dessa forma, √© necess√°rio saber o consumo de eletricidade para, assim, estabelecer o n√ļmero de pain√©is solares, capacidade do inversor e √°rea dispon√≠vel para instala√ß√£o.

2. Superfície de instalação

Esse aspecto é fundamental para dimensionar o sistema solar fotovoltaico. Há várias superfícies dentro de uma edificação que podem ser utilizadas para acomodar os painéis, como em um telhado plano, inclinado ou mesmo em estacionamentos e áreas livres.

Quem pretende instalar um sistema com capacidade de produzir 250 a 300 kwh mês precisará de cerca de 8 painéis, que precisam de uma área equivalente a 14m², no caso de um telhado com inclinação. Em caso de um telhado plano ou em estacionamentos, o espaço necessário é de mais ou menos 25m², pois será necessário instalar suportes para inclinar as placas solares.

3. Potência a ser instalada

Por fim, você deve levar em consideração a potência a ser instalada no local, que deve ser adequada ao espaço disponível e ao consumo. Isso porque não adianta ter grande capacidade de produção se você não conseguir consumi-la. Os créditos de energia solar abatem da conta de energia, mas têm 60 meses de validade, o que torna inviável uma superprodução que almeje esse fim.

Saiba como utilizar o simulador da Envo para saber quanto custa um sistema de energia solar para sua residência ou comércio

Para auxiliar voc√™ a calcular o investimento necess√°rio, assim como mostrar a economia que pode ser gerada com a instala√ß√£o de um sistema de energia solar, a Envo criou um simulador superintuitivo para voc√™ conferir essas informa√ß√Ķes.

Funciona da seguinte forma: você insere o seu CEP e o consumo médio de energia do imóvel em reais. E só. A partir daí, o sistema da Envo calcula tudo, com muito mais praticidade e conforto para você!

Sendo assim, saber quanto custa um sistema fotovoltaico √© um fator fundamental para estudar a viabilidade do investimento. Caso n√£o tenha recursos pr√≥prios, ressaltamos que v√°rios bancos p√ļblicos e privados t√™m linhas de financiamento exclusivas. Converse com o seu gerente e analise a possibilidade!

Agora que você já sabe quanto custa um sistema de energia solar, entre em contato com a Envo! Temos anos de experiência no mercado de energia e profissionais especializados no assunto.